Ilhabela

Conheça Ilhabela


Bem-vindo ao paraíso! Ilhabela é um arquipélago marinho com diversas ilhas, mais de 30 praias e 360 cachoeiras, com atrativos para quem busca descanso, um belo dia de praia, atividades ao ar livre, esportes, ecoturismo, história, gastronomia e muito mais! Conheça Ilhabela, sua história, suas praias, pontos turísticos e leia dicas importantes para sua viagem.

Imagem Mapa Pousadas em Ilhabela - Refúgio das Pedras

A Capital da Vela, como também é conhecida, apenas 15% é habitada. O restante é mata atlântica e praias, algumas com pequenas vilas de pescadores onde os únicos acessos são por mar ou trilhas.

Fica a 200 km de São Paulo, no litoral norte do estado, em frente Caraguatatuba e São Sebastião, de onde sai a balsa.

A Ilhabela é diferente da maioria dos destinos de praia que estamos acostumados. Ela tem dezenas de praias, cachoeiras e trilhas, e aproximadamente 30 destas praias ficam em uma avenida de 44 km que vai de norte a sul da ilha. Cada praia tem seu charme e recomendamos que venha preparado para explorar.

Nossos recepcionistas são especialistas na Ilhabela e estão munidos de mapas e dicas que farão com que sua visita seja inesquecível.

A ilha e suas Praias


São mais de 30 praias ao redor da ilha, muitas delas acessíveis de carro, outras somente por mar ou trilhas. Conheça as principais praias de Ilhabela!

Praia da Siriúba

A 5 minutos ao Norte da Vila Histórica, está a Praia da Siriúba. Entre a Praia do Viana e a Pedra do Sino, com coqueiros que separam a larga faixa de areia da estrada, esta praia tem 550 metros de extensão. Em seu canto direito, sobre as pedras, está a Capela Siriúba, construída em 1931.

Oscar

Uma pequena praia de águas cristalinas. Não possui infra-estrutura de bares. Procurada pelos amantes do snorkling e mergulho livre.

Portinho

A Praia do Portinho é conhecida como uma ótima opção para a família em Ilhabela. Dispõe de um ambiente tranquilo, com alguns quiosques que servem petiscos à beira-mar e algumas casas de pescadores ao fundo. Cercada por pedras e árvores, possui um mar calmo e verde, que atrai visitantes que gostam de tranquilidade e contato com a natureza. Como nas praias próximas, também é indicada para o mergulho. Uma praça perto dos quiosques serve como local de descanso para os frequentadores, que também podem utilizar o estacionamento do lugar. A Praia do Portinho costuma receber muitos visitantes durante os finais de semana e em alta temporada. Mesmo sendo considerada uma praia pequena, atrai por sua simplicidade e aconchego.

Praia da Feiticeira

Praia muito frequentada por famílias e praticantes de esportes e mergulho, fica no sentido Sul da Ilha. As cores das velas do kitesurf contrastam com a fachada do antigo engenho de cana-de-açúcar da Fazenda São Mathias. Vale a pena encontrar o caminho que leva você a esta praia. Ao chegar, um pequeno riacho banha seus pés. A praia é rodeada por coqueiros e chapéus de sol que completam o visual místico e paradisíaco.

Praia do Julião

A praia do Julião oferece alguma estrutura como barracas e um restaurante. Pela estrada não se pode avistá-la. Há uma pequena trilha onde você chega à um esconderijo do paraíso. Com 250 metros de extensão, esta praia é ideal para quem tem crianças pequenas. Com uma simples máscara de mergulho, você já pode se considerar um privilegiado por ver espécies que se escondem entre as pedras nas pontas da praia. A vida marinha se mostra com toda sua beleza em várias formas e cores.

Praia Grande

A praia Grande, no sentido Sul, conta com vários bares e restaurantes, além de empresas de lazer aquático. Falar de Praia Grande é falar de diversidade. Você pode escolher entre uma caminhada na areia, uma cerveja gelada em um dos vários barzinhos, passear de banana boat ou disco ski, visitar a igrejinha, ou simplesmente se deliciar com um belo banho de mar. Os bares oferecem ducha para banho na areia e a praia ainda conta com quadra de esportes.

Praia do Curral

A Praia do Curral tem 620 m de extensão e é, com certeza, a praia mais frequentada e procurada da Ilha. Conquista milhares de fãs o ano inteiro com sua natureza somada ao requinte dos bares que servem desde um petisco à gastronomia internacional, também atendem embarcações com serviço de bordo. Ao entardecer, um inesquecível por-do-sol toma conta dos olhares. Tem como atrativo extra a capelinha no topo da pedra do Curral.

Veloso

Está situada ao sul de Ilhabela, sendo vizinha à Praia do Curral. Diferente desta que é conhecida por ser muito badalada, a Praia do Veloso é considerada bem tranquila. Com suas águas claras e calmas, é um ótimo lugar para quem busca descanso em vez de agitação. Ideal para a família, onde as crianças poderão brincar sem grandes preocupações. Também costuma ser procurada por praticantes de mergulho. Sua paisagem se completa com a grande vegetação na área, além de pedras distribuídas pela extensão da praia. A grande quantidade de árvores torna o ambiente mais fresco para seus frequentadores, podendo até desfrutar de uma sombra. Por ser um lugar mais calmo, não há quiosques ou comércios imediatamente próximos, mas sim diversas residências

Praia da Armação

Se você é apaixonado por esportes náuticos, esta é sua praia! Seguindo pela estrada no sentido Norte. O acesso para a praia se dá por uma pequena trilha, pois é uma praia que não é vista da avenida. Localizada ao lado do farol da Ponta das Canas, um dos cartões postais de Ilhabela, muito frequentada por iatistas, velejadores e praticantes de windsurf e kitesurf. Cortada por dois riachos, é uma das praias mais movimentadas por quem curte esportes náuticos, sem deixar de lado a sombra dos coqueiros e chapéus-de-sol que fazem parte deste cenário único.

Praia da Fome

Localizada ao lado Norte da Ilha, habitada por moradores locais e acessível somente por mar ou trilha a pé. Com 150 metros de extensão, cortada por dois riachos, é ideal para a prática de mergulho, por suas águas transparentes. Antigamente era principal ponto de tráfico de escravos, no local em que as ruínas de uma senzala se transformou em casa de veraneio. O nome “Praia da Fome” vem da história que ali os escravos eram alimentados depois de longa e precária viagem da África para depois serem vendidos conforme seu peso. Consulte nossos recepcionistas sobre passeios de barco para a praia!

Praia do Sino

A Praia de Garapocaia, mais conhecida como Pedra do Sino, tem pedras emitem sons iguais aos sinos de igreja. É uma das maiores atrações da Ilha, palco de lendas das quais são a razão de seu nome, de língua indígena, pois quando tocadas, as pedras emitem som de sino. Uma passarela leva às pedras principais de onde podem ser tocadas. A faixa de areia é coberta por altas palmeiras e coqueiros, distribuídos pela praia. A água calma, as pequenas ondas e mar raso fazem parte de um dos tesouros incontestáveis da Ilha, excelente para famílias com crianças.

Praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras)

A praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) é o melhor local da ilha para ver várias espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como raias, estrelas-do-mar e, se der sorte, um cavalo-marinho. É nessa praia que se localiza o Santuário Ecológico Submarino protegido por lei da caça e pesca submarina. O mar, com suas águas límpidas, cobre as pequenas pedras no fundo, de onde vem o nome da praia. Oferece boa estrutura com bares e restaurantes.

Praia do Bonete

Conhecida mundialmente como uma das praias mais belas do Brasil, seu acesso é feito apenas por mar ou uma trilha de aproximadamente 4 horas, que começa no Sul de Ilhabela, no bairro de Borrifos, e termina no pedaço do paraíso que com certeza deve ser parecido com o Bonete. Lá não existe luz elétrica, a luz vem de um gerador da comunidade, a qual é isolada do resto da Ilha, com seus costumes próprios. O surf é diariamente praticado. O rio, a cachoeira e o verde ao redor da praia torna o Bonete um lugar encantador com a certeza de que você vai querer voltar. Consulte nossos recepcionistas sobre passeios de barco para a praia!

Praia da Vila

As construções antigas aumentam todo o charme da Vila, como é conhecido o Centro Histórico de Ilhabela. A pequena praia fica no centro histórico de Ilhabela, e é mais frequentada em dias de maré baixa, quando aparecem as pedras junto aos coqueiros, criando um visual artístico, onde todos os elementos fazem parte desta obra-prima que é um local especial da Ilha. Um ótimo píer para pescar e curtir o por-do-sol. Ao lado do píer realizam-se shows, concertos e exibições durante o ano inteiro. Há também diversos restaurantes, bares e lojas de grife ou artesanato.

Praia do Jabaquara

A praia é indiscutivelmente bela, principalmente vista da estrada, onde é possível desfrutar a vista panorâmica. Bem preservada, a praia é rodeada de árvores e cortada por dois riachos, um em cada extremidade. A água límpida e clara convida a um longo banho de mar. Partindo da Vila, os 17 km da estrada acompanham a mudança de cenário gradativa do movimento do centro, ao sossego de praias mais afastadas rodeadas pela fauna e flora natural. Consulte nossos recepcionistas sobre passeios de barco para a praia!

Praia do Perequê

A Praia do Perequê é um point de quem gosta de esportes e eventos outdoor, pois é onde acontecem eventos esportivos como o Aloha Spirit, XTerra, shows musicais, entre outros, atraindo um alto número de frequentadores, devido também à sua beleza, que tem tudo para um cenário perfeito de cartão postal: mar azul, areias claras e altos coqueiros enfileirados ao longo de sua extensão. No final de tarde, o por-do-sol completa esse cenário fazendo parte de um dos espetáculos naturais mais belos da Ilha. Conta com uma grande infraestrutura de quiosques, bares e restaurantes.

Praia de Castelhanos

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km que corta o Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé. A praia de areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas é famosa pelas fotos do alto, que mostram sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia. Consulte nossos recepcionistas sobre passeios de barco ou jipe para a praia!

Praia do Saco da Capela

Esta praia, famosa pela beleza dos veleiros, lanchas e vegetação ao redor, fica em um ponto central entre as três Caravelas – Ilhabela e Bromélias estão a 5 km e a Villas a 4 km da praia. Abrigada das correntezas e ventos, inúmeros veleiros e lanchas que estão atracados nas águas tranquilas em frente ao Pindá Yacht Clube, compõem um exuberante cenário. Sua infraestrutura de bares e restaurantes à beira-mar fazem parte deste visual inesquecível. Para quem chega de barco, entrar na Ilha pelo píer é a melhor opção. É a praia mais

Confira notícias e novidades da nossa pousada Acesse nosso blog.

Localização

Para entrar em contato conosco e ver nossa localização detalhada, por favor clique no link abaixo